segunda-feira, 23 de junho de 2014

Guia das Ruivas


Quem é ruiva sabe que cuidar de cabelos vermelhos exige cuidado e paciência, recomendo que vocês leiam o guia de numeração das tintas para entender melhor.

ENTENDA A NUMERAÇÃO DAS TINTAS DE CABELO:

Sabemos que a numeração das tintas de cabelo é um mistério para grande parte da mulherada e que só escolhemos a cor baseada na foto da modelo na frente. Mas é importante entender o que os números significam para falarmos mais profundamente sobre algumas cores.
Os cabeleireiros falam muito sobre a tal da  altura da cor na tabela. Na tabela de cores de cabelo quanto maior o número mais claro a cor, e quanto menor o número mais escura a cor. Por exemplo um 10 é loiro claro, enquanto um 2 é um preto bem escuro.
Então o primeiro número da tinta sempre representa a altura da cor, se é mais clara ou mais escura.


1 - Preto Profundo  
2 - Preto Natural  
3 - Castanho Escuro 
4 - Castanho Médio  
5 - Castanho Claro 
6 - Loiro Escuro 
7 - Loiro Médio 
8 - Loiro Claro
9 - Loiro Muito Claro 
10 - Loiro Claríssimo


Vamos falar sobre os tons de ruivos e quais tintas você pode usar para consegui-los. Mas quero deixar claro que o resultado depende MUITO da cor do seu cabelo e de que tipo de químicas já fez nele. Mesmo que você faça tudo certo e use a tinta que indiquei aqui pode ser que seu cabelo não fique do tom esperado, por isso recomendo que você procure um profissional.

QUERO FICAR RUIVA!


 Muito cuidado com a tinta escolhida. Lembre-se de que o resultado final vai variar de acordo com o tom do seu cabelo. Duas pessoas podem usar o mesmo tom e ficar diferente por causa da cor natural do cabelo, da química que o fio já sofreu, do tipo do fio do cabelo, etc.

Tinta não clareia tinta. Então não adianta aplicar uma tinta 9 no seu cabelo colorido castanho escuro que ele não vai abrir e ficar 9. Se você quer descolorir ou clarear um cabelo tingido recomendo que você procure um profissional.

Se o seu cabelo estiver descolorido ou for muito claro a cor vai ficar super intensa, vai desbotar muito rapidamente e com o tempo vão surgir “mechas” mais descoloridas que as outras.

A pior parte de ter um cabelo vermelho é sair do vermelho. Se você quiser clarear o cabelo tenha em mente que o vermelho só vai sair quando o cabelo crescer. Uma vez eu tentei sair do vermelho e acabei tacando um preto de tanta raiva HAHAHA! Porque nada cobria a bendita cor! Uma dica nessa hora é procurar uma tinta de fundo azulado ou esverdeado, assim ajuda a neutralizar o vermelho.

Quando você decidir a tonalidade que vai usar, procure uma  marca boa. Alfaparf, Igora, Keune, Koleston(vermelhos especiais) são ótimas opções. Não tente comprar uma tinta baratinha pois mais para frente você vai se arrepender.

ESCOLHENDO UMA TONALIDADE:

São inúmeros os tons de ruivos disponíveis no mercado. Na hora de escolher uma tonalidade, leve em consideração sua personalidade e estilo.

PELES CLARAS: Combinam mais com loiro/castanho acobreado ou um vermelho bem aberto. Aposte nas cores mais quentes.

PELES MÉDIAS: Não existem restrições de cor, pode tudo! Boas dicas: vermelhos dourados, acobreados, avermelhados, acajus e amadeirados.

PELE TOM DE OLIVA: Dê preferência ao vermelho cereja, tons mais chocolate e vinho. Se você quiser clarear mais o cabelo pode apostar em luzes mais claras!

PELE ESCURA: Tons mais escuros como vinho e um cereja mais fechado ficam lindos, também acobreados intensos e acajus.

O Loiro Acobreado é um loiro quente. É um início de ruivo, e depende muito da “luz” para ficar ou não mais ruivo ou mais loiro.
O tom não tem muito mistério se você já esta acostumada com o loiro. Se o seu cabelo for escuro, recomendo que você vá num salão para chegar nesse tom, já que você pode destruir seu cabelo no processo.
Na hora de escolher a tinta, é bom apostar em tons bem claros por volta do 9 ou 10 com o final 4 ou 3. Recomendo:

Igora 10-3
Keune 9.43
Color Perfect 9.36


Esse tom é muito complicado de se manter. É quase um laranja (okey é um laranja) e como o cabelo está com as cutículas abertas por causa da descoloração que a maioria das pessoas precisa fazer para chegar nesse tom e a cor desbota muito rápido. O pior de tudo é que essa cor desbotada fica muito feia.
Essa cor está mais ou menos na altura de um 8 ou 9. Dica de coloração:

Color Perfect 9,33
Koleston 1/2 tubo de 7744 + 1/2 tubo de um 8 ou 9
Alfaparf 8.661
Alfaparf 8.43


Esse tom é uma coisa séria. Você que está aí em casa, vendo fotos na internet pode achar que ruivo natural é laranjinha, mas ao vivo ele é castanho e só fica ruivo em fotos ou na luz do sol. É um tom que te engana e você pinta esperando que o cabelo seja uma coisa e fica outra. Na verdade se você quer o cabelo sempre laranjinha quente, você precisaria pintar de um Ruivo mais acobreado, mais aberto, mais vermelho. Porque o ruivo natural mesmo é mais um castanho. Conseguir essa média entre o natural e o alaranjado é muito difícil.
Esse tom fica na altura da cor 8.
A Júlia Petit usa a seguinte mistura para o cabelo dela:

Keune 1/2 tubo de 9.43 + 1/2 tubo de 8,34


Esse seria um ruivo natural mais escuro e mais acobreado. Seria aquele laranjão usável. Acho um tom muito versátil e muito fácil de conseguir. Você não precisa ficar muito preocupada com a qualidade do fio porque não precisa de muita descoloração, também não desbota facilmente, e quando desbota fica castanho, então não fica feio. Essa cor é na altura de um 7.
Tintas que eu recomendo:

Koleston 7744
Alfaparf 7.61
Igora 7.7

 Eu já tive esse ruivo e dá um trabalhão também pra manter, esse tipo de vermelho desbota muito rapidamente e você tem que retocar praticamente de 15 em 15 dias(pelo menos nos primeiros meses).

Qualquer tinta 6.66

Algumas marcas também tem pigmentos PUROS, ou seja, vermelho vermelhooooo! Se você quer se jogar no vermelhão pode optar por essas tintas especiais.


Esse tom é bem sério e acho que é um dos melhores para começar.

Koleston 4.66
Koleston 55.46

TINGINDO DE RUIVO

Se você não tem certeza do que você quer, use Henna ou um Tonalizante. São colorações que desbotam muito e saem com o tempo, assim se você se arrepender é só esperar.
Antes de decidir virar ruiva, principalmente se você precisar descolorir o cabelo, analise a qualidade da sua fibra. Seu cabelo está saudável preparado para receber mais química? Ou o fio precisa mesmo é de um tratamento? Dê prioridade a saúde do fio!

LOIRAS: Faça uma mudança gradual. Escolha uma nuance que mais combine com sua pele ou com seu estilo. Dependendo do seu tom de cabelo e do tom escolhido você vai precisar fazer uma pré pigmentação antes, ou tingir de um tom mais escuro para desbotar, e o seu cabelo pode até ficar rosa ou laranja, então recomendamos que você faça a transição em um profissional.

MORENAS: Algumas tonalidades podem ser aplicadas diretamente no cabelo, outras podem precisar de descoloração. Se precisar de descoloração recomendo luzes avermelhadas, assim você vai descolorindo aos poucos. Você também pode descolorir o cabelo por inteiro mas isso danifica muito o fio, então faça com um profissional.

CABELOS GRISALHOS: É importante fazer antes uma base para que a cor pegue no cabelo e não fique rosa/laranja. Recomendo que você procure um profissional.

MANUTENÇÃO + CUIDADOS


Quando você resolve abraçar o vermelho, nos dois primeiros meses a coloração vermelha vai desbotar muito rapidamente e você vai precisar retocar de 15 em 15 dias. Isso acontece porque as moléculas que deixam o fio vermelho são muito pequenas e soltam rapidamente do cabelo. Depois de alguns meses com a coloração vermelha a cor vai durar mais.
Você também pode optar por banhos de brilho ou como no meu caso por uma máscara de tratamento(Máscara Colorida Lumina Forza Colore Tec Italy Rojo) que já devolve a pigmentação vermelha para os cabelos enquanto hidrata e dá brilho.
Outra opção é usar tonalizantes que agridem menos o fio.
Ser ruiva da muito trabalho. Você sempre acaba comprando as tintas mais caras para ter um resultado melhor, tem que retocar todo mês pelo menos a raiz, e pode se preparar, vai precisar de bons shampoos e tratamentos capilares para manter o fio bonito. Invista em bons produtos que protegem e prolongam a cor.
Invista em um bom finalizador anti-enxágue com filtro solar pois esses protegem os cabelos do desbotamento e ressecamento provocados pelo sol e pelo cloro e ainda dão brilho.
Evite usar anti-resíduos, shampoos de limpeza profunda e shampoos anti-caspa. Eles fazem uma limpeza no fio e removem o pigmento vermelho também.

Alguns produtos recomendáveis pra uso:


1 . Shampoo e Condicionador Redken Color Extendc
2 . Shampoo e Condicionador Seda Pro Color
3 . Shampoo e Condicionador Joico Color Endure
4 . Shampoo Kérastase Bain Chroma Riche
5 . Shampoo e Condicionador John Frieda Full Repair 


1 . Spray de Brilho Moroccanoil
2 . Shine Enrich Redken
3 . Creme para pentear Seda Pro Color
4 . Máscara Chroma Riche Kérastase
5 . Máscara Colorida Lumina Forza Colore Tec Italy
6 . Máscara de tratamento Seda Pro Color

Espero que tenham gostado

Beijinhos

Um comentário:

  1. Ah! O vermeeeelho! Um cabelo ruivo já chama a atenção. Bem tratado então! Tratamos sobre como cuidar dos cabelso ruivos em nossa página. Dá uma conferida la.

    ResponderExcluir